Páginas

quinta-feira, 21 de junho de 2012

As redes sociais e suas aplicabilidades



Atividade 4

Em razão de o nosso segundo bloco de atividades a distância estar intimamente relacionado à questão do blog educacional, sugerimos a leitura do artigo Blog da escola: por que vale a pena ter um, disponível no site da Revista Nova Escola, precisamente, neste endereço:

Com o aparecimento da  Internet, a conexão entre as pessoas fica mais fácil e com o aprimoramento desta tecnologia da informação, surgem as Redes Sociais. A Rede Social é uma estrutura que inter-relaciona empresas ou pessoas, que estão conectadas pelas mais diversas relações. Cada qual se relaciona de acordo com as suas preferências e particularidades. Trata-se de uma ligação social e conexão entre pessoas. existem diferentes tipos de rede social, dentre as mais famosas, podemos citar as  profissionais  como LinkedIn e de relacionamentos como twitter, Orkut, facebook, entre outras redes como políticas e comunitárias.
Vivemos na era da globalização, a qual é marcada por uma diversidade de culturas e ideologias, conectadas em rede, através da internet, a qual constitui cumulativamente a principal ferramenta de organização da sociedade contemporânea.
A internet permite a criação de comunidades virtuais, que mais não são do que novas formas de interação social, organizadas em torno de interesses comuns, tendo em vista o debate e/ou a resolução de problemas de natureza política, económica, educacional, social, entre outros.
O grande contributo da sociedade em rede não é a importância da informação e do conhecimento, mas sim todo um conjunto de tecnologias da informação utilizado para processar e organizar as informações produzidas pela sociedade permitindo o seu acesso a todos os indivíduos de uma forma universal .

Atividade aplicada na Escola com a interação das redes sociais.


Sol Ar e HEMEROTECA

Hemeroteca-Uma biblioteca de recortes de jornais, criada com a finalidade de auxiliar a leitura e pesquisa do usuário.Os recortes são arquivados por temas(Social-Educacional-Cultural-Política-Saúde-Esporte).A dinâmica desta oficina se faz a partir da organização do grupo, escolha do tema  através do recorte de jornal, leitura compartilhada, ampliação do tema  com as informações buscadas na internet, criação do texto resumo, articulação oral, apresentação e postagem no blog do Sol Ar.






Produção dos alunos

Hemeroteca
As enchentes                                                                      
 A primeira imagem que vem a cabeça das pessoas quando se fala de enchente é a destruiçao,prejuizos e,algumas vezes até a morte. A cidade de São Paulo , na época das chuvas ,sempre aparece nos noticiáros por causa das enchentes,das inundações , do rio que transborda. As enchentes é causada porque? Entendo que as causas das enchentes nas cidades estão relacionadas a impermeabilização do solo e também por causa dos rios ,as enchentes também acontecem quando o excesso de chuva faz os rios transbordarem numa cidade, as ruas e as casas podem ficar totalmente alagadas,impedindo o trânsito de veículos e pessoas.O acúmulo de lixo também ajuda a elevar o nível da água nos rios e córregos .Além da chuvas torrenciais,outros fatores que sozinhos ou combinados causam enchentes são a invasão do mar e desgelos de montanhas.  :Guilherme, Elidine e Allany -7º Ano

Projeto escolar: Chico Anysio, o mestre do humor brasileiro.

Disciplina: Língua Portuguesa-Prof. ª. Maria Lúcia Ferreira
Objetivos :
Discutir com os alunos as funções e valores do riso na nossa sociedade.
Conhecer o trabalho do comediante, seus personagens e os bordões que os identificam.
Apontar que características estão presentes em cada personagem que reforçam estereótipos e preconceitos sociais. Opinar sobre as seguintes indagações: existe um humor politicamente correto? Nós rimos mais hoje do que ontem? Qual o papel do riso na construção de um futuro político e social?
Introdução
O humor como produto cultural e histórico, reforça preconceitos ou é capaz de exercer um papel crítico e transformador? O discurso humorístico é muito rico. Apresenta marcas de heterogeneidade e presença constante de ideologias. Esse discurso busca atingir seu objetivo, fazer rir, através da ideologia subentendida, da tentativa de fazer seu interlocutor filiar-se a essa ideologia, julgando que ele por meio de seus saberes e memória do dizer produzirá redes de sentidos, com isso alcançará o humor desejado e previsto. 
Atividades
Proponha que os alunos pesquisem sobre Chico Anysio, conhecendo seus personagens, descrições e bordões.
Identificar o que cada personagem representa dentro do contexto em que está inserido.
O humor ameniza a questão, tenta disfarçá-la, mostrando uma característica do brasileiro: enquanto não se soluciona o problema faz-se graça com ele. Exponha argumentos que comprovem ou rejeite a afirmação.
Participar do concurso “Qual é a graça?” onde serão apresentadas piadas do Chico.
Turmas
7º ano A e B
Duração
10 aulas




Produção dos alunos:


Oi, bom dia eu sou Joyce Maria esse e meu grupo Pâmela e Lorena e nós somos alunas do 7º ano `B´ e hoje nós estamos com o projeto que fala a respeito da vida e carreira de Chico Anysio  O MESTRE DO HUMOR BRASILEIRO ”
NOME : Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho 
NASCEU: Dia 12/04/1931 em Maranguape
E FALECEU EM : Dia 23/03/2012 no Rio de Janeiro
CHICO ANYSIO : Foi um humorista, ator, dublador, escritor, compositor e pintor brasileiro, notório por seus inúmeros quadros e programas humorísticos na Rede Globo, emissora onde trabalhou por mais de 40 anos. Ao dirigir e atuar ao lado de grandes nomes do humor brasileiro no rádio e na televisão, como Paulo GracindoGrande OteloCostinha,Walter D'ÁvilaJô SoaresRenato Corte RealAgildo Ribeiro, Ivon CuriJosé Vasconcellos e muitos outros, tornou-se um dos mais famosos, criativos e respeitados humoristas da história do país
O QUE FEZ CHICO ANYSIO SE TORNAR O REI DO HUMOR : O homorista começou a sua carreira no rádio , mas foi na televisão que se consagrou um dos maiores nomes do humor brasileiro.
BORDÃO: Chico Anysio se vangloriava de ser nordestino daqueles que não fogem a luta. E foi assim até o fim.
Então, cada aluno (a) escolheu um personagem.
Joyce = Salomé
QUEM E SALOMÉ ? Salomé Maria da Anunciação é uma idosa gaúcha, natural de passo fundo, que conversava intimamente com o presidente Figuerêdo chamando-o de guri, que tinha como nome João Batista, o mesmo da bíblia que teve a cabeça cortada para agradar dançarinas.
BORDÃO : “Barbaridade, tché ” Eu faço a cabeça do João Batista ou não me chamo mais Salomé
Lorena = Prfº Raimundo
QUEM É PROFESSOR RAIMUNDO ? Professor idoso, frustrado com seu baixo salário. Em 2001, apresentava personagens de alunos da escolinha já falecidos e terminava o programa com o bordão "e a salário ó..." abrindo os braços e fechando os olhos, em sinal de lamento.
BORDÃO : “ e o salário, o´!” “ vai comenta, Raimundo...” “E vapt- vupt.”
 PAMELA =  Dona Dedé
QUEM E DONA DEDE ? Deolinda Maria das Dores e uma doméstica que está sempre a procura de um emprego, mas sem sucesso.
BORDÃO : Senhora não! Senhorita, eu sou mocinha menina moça!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário